O que é tempo para você?

 

 

Você tem otimizado seu tempo ou tudo para você é urgente e importante?

 

Uma coisa é fato, tudo parece importante. Tudo parece urgente. Mas o que realmente precisa ser feito?

 

Vivemos na era dos sem tempo, da correria, da urgência, do tudo para “ontem”. Não é difícil perceber que essa constatação é verdadeira em nosso dia-a-dia. Todo mundo vive reclamando que não tem tempo para nada ou que vive correndo. Mas será que o problema é realmente a falta de tempo ou a qualidade do uso do tempo que temos?

 

Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas não tem falta de tempo. Até porque o tempo é igual para todos… Todos nós temos 24 horas no nosso dia. O grande problema está no uso que as pessoas fazem do tempo.

 

Antes de tudo, você precisa entender que para ter qualidade no seu tempo você precisa definir o que é prioridade para você no alcance das suas metas.

 

Metas? O que isso tem a ver com tempo?

 

TUDO!!! Você sabe o que quer? Tem clareza do que quer alcançar na sua vida, no seu ano, na sua semana? Sem essa clareza será muito difícil estabelecer prioridades e principalmente, limites.

 

Uma pesquisa realizada pela Triad com mais de 30 mil brasileiros revelou que apenas 1/3 do tempo da população utilizado com as coisas realmente importantes. O restante é dividido entre coisas urgentes ou circunstanciais.

 

Circunstancial é toda atividade que não traz nenhum tipo de resultado para sua vida, são atividades que você faz por obrigação ou necessidade social. É a esfera do tempo perdido, mal utilizado e que nunca mais será recuperado. Ou seja, é aquele tempo que perdemos decidindo que filme iremos assistir no netflix, ou viajando pelas redes sociais para saber das últimas novidades, ou ainda reuniões que levam horas e não decidem nada e etc.

 

Com certeza, você (e eu também) ainda perdemos boa parte do nosso dia fazendo uma dessas atividades.

 

Como fugir das atividades circunstanciais?

 

Quanto tempo vc passa nas redes sociais?
5 minutos que viram eternidade

Existem alguns mecanismos que nos ajudam a manter o foco e fugir de atividades que não agregam na nossa vida, mas para seguir é preciso determinação e disciplina.

 

4 dicas para ter mais qualidade no seu tempo

 

  1. Planeje a sua semana

Planejar é antecipar e não adianta antecipar apenas o dia seguinte… É importante que você defina quais são as prioridades da semana e o que precisa ser feito para alcançar suas metas.

 

  1. Não lote sua agenda

Analise as atividades que você precisa executar, delegue o que pode ser delegado e mensure quanto tempo você precisa para realizar cada uma delas. Não adianta lotar a agenda e não conseguir cumprir com todos os compromissos. É melhor fazer com qualidade do que em quantidade.

 

Separe seu dia em blocos, comece sempre pelas tarefas mais difíceis ou chatas. Crie momentos para responder as mensagens, checar o WhatsApp, tomar um café… Isso favorece a sua concentração.

 

  1. Viva o momento presente

Nada adianta estar em um lugar com a cabeça em outro, por isso viva cada momento. Lembre-se que o passado não pode ser mudado e o futuro ainda não chegou… só o agora é realmente SEU!

 

Foque sua atenção no que estiver fazendo, não fique respondendo mensagens ou olhando a rede social quando estiver com a família ou amigos. E quando estiver trabalhando, não fique checando e-mails ou outros programas para poder ter atenção total ao que está fazendo.

 

A desatenção e a falta de foco podem roubar horas do nosso dia sem que percebamos. Focar é um hábito que precisa ser cultivado em nossa mente, não é uma habilidade fácil que se adquire do dia para a noite. Comece com pequenas atividades, quando já estiver treinado, comece a ampliar o seu tempo de foco.

 

  1. Tenha um tempo só seu

Pode parecer estranho, mas a primeira coisa que cortamos quando estamos estressados ou com a agenda lotada é o tempo para nós mesmos.

Sem tempo si mesmo, você perde energia, vitalidade, vontade de executar suas ações diárias, fica mais cansado e sem pique. Atividades simples começam a demorar muito mais e fazem você perder ainda mais tempo.

 

Tenha pelo menos 30 minutos do seu dia só para você. Pode ser uma simples massagem, uma atividade física ou mesmo uma ida ao salão de beleza. Coloque-se na agenda e priorize este tempo. Ele é seu e só seu.  Você vai ver como as coisas começam a mudar quando você começa a cuidar de si.

 

Você sabe dizer não?

 

Dizer não poderia ser mais uma dica, mas se você não aprender a dizer SIM para as suas prioridades e não para as dos outros você não será capaz de cumprir nenhuma das dicas acima. Então, esse deve ser, na verdade, o primeiro passo na busca pela qualidade do tempo. Não tenha medo de dizer não aos outros quando, na verdade, você deveria ter medo de estar dizendo não para você mesmo.

 

Ter tempo com qualidade não é mágica ou impossível, é mais do que factível uma vida com mais tempo e qualidade, mas isso depende apenas de você.  Só você pode organizar o seu tempo de uma forma que lhe favoreça. Procure mais informações, livros e cursos sobre esse assunto e viva melhor.

 

 

O que você pode começar a fazer hoje para ter mais qualidade no seu tempo??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?