Estamos vivendo um momento de grande transformação, nunca vimos nada parecido com isso em toda a história. Nos últimos 100 dias temos experimentado processos de mudança que talvez não fosse possível ao longo de 10 anos. Mas o que isso tem a ver com continuar aprendendo?

 

TUDO!!! Estamos tendo que nos reinventar, na marra!!!

 

Todos nós temos uma grande capacidade de adaptação e desenvolvimento, mas também possuímos uma curva de aprendizagem, que por mais que tenhamos foco e disciplina para acompanhar tudo o que está acontecendo, há todas as mudanças que vêm acontecendo, nós precisaríamos de muito mais tempo para se adaptar.

 

Acontece, que existem pessoas que estão mais preparadas para terem uma curva de aprendizagem mais acentuada, mas o que elas fazem de diferente? Estão abertas a novos aprendizados!

 

Novo Mundo

 

Tudo o que está a nossa volta sofreu alteração nos últimos 100 dias e não podemos fazer nada a respeito. Mas podemos decidir como será o nosso comportamento com relação à essas mudanças.

 

Você ainda é daquelas pessoas que acredita que tudo o que aprendeu durante a sua vida escolar é suficiente para viver o resto da sua vida? Tocar seus negócios, conviver com pessoas e etc? Se respondeu sim à pelo menos uma destas questões, sinto te dizer que esse mundo não existe mais….

 

LifeLong Learning

 

Viver em uma sociedade globalizada e cada vez mais tecnológica impõe muitos desafios. É preciso estar preparado para se adaptar às mudanças e também estar atento ao fluxo cada vez mais acelerado das informações. Para manter-se qualificado é fundamental, antes de tudo, entender a educação como um processo contínuo: o Lifelong Learning .

 

Essa mudança de perspectiva se propõe a ultrapassar uma visão de educação que limita o aprendizado aos sistemas escolares formais — do ensino básico à pós-graduação — para compreendê-la como um processo no qual a aquisição de conhecimentos e habilidades ocorrem ao longo da vida.

 

o Lifelong Learning  — em português, aprendizagem contínua ou educação para toda vida — é um importante caminho não só para pensar a Educação no século XXI, como também o ambiente corporativo, enquanto estratégia de formação profissional.

 

 

Os 4 pilares fundamentais do Lifelong Learning

 

O conceito baseado no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI tem como alicerce quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

 

Aprender a conhecer – É necessário reter o conhecimento adquirido e, para isso, a pessoa precisa ter prazer pelo assunto. Quando ela tem interesse, passa a exercitar a memória e a atenção, multiplicando o seu saber. Isso é possível ao combinar o aprendizado de uma cultura geral com estudos mais aprofundados e pontuais, abrindo espaço para novos conhecimentos por toda a vida.

 

Aprender a fazer – Ainda que a teoria seja fundamental para o processo de aprendizagem, é por meio da prática que o indivíduo vai exercitar o que aprendeu até que o novo conhecimento se torne um hábito. Sendo assim, o colaborador precisa realizar tarefas que desenvolvam as habilidades comportamentais necessárias para o trabalho.

 

Aprender a conviver – Os seres humanos têm muito a aprender uns com os outros e, por esse motivo, saber se relacionar é fundamental. É preciso lidar com as adversidades, entender a percepção do outro e resolver conflitos para que a troca de aprendizado aconteça.

 

Aprender a ser – O desenvolvimento humano também é um importante pilar para elevar conhecimentos. Quando a pessoa tem autonomia para estudar coisas novas e ser disruptiva, agrega valor à sociedade por meio da inovação. Sendo assim, é preciso estimular esse potencial independente.

Quais os benefícios do e-learning para uma aprendizagem contínua?

 

Informação em qualquer lugar

Longe de concorrer ou questionar a educação formal, o Lifelong Learning é um importante aliado, que pode ser explorado em diversas instituições como forma de instigar as pessoas em seu processo de aprendizado e também incentivar seu desempenho acadêmico, pessoal e profissional

 

De acordo com a pesquisa “O Futuro do Trabalho”, metade das profissões que vemos hoje no mercado poderão ser extintas nos próximos 30 anos. Logo, a formação acadêmica não fornece nenhuma garantia para que o colaborador permaneça nesse novo mercado. Estamos comprovando isso nos últimos 100 dias.

 

Aulas, reuniões, treinamento e conferências passaram a ser 100% on-line e precisamos nos adaptar de forma abrupta a este novo “normal”. Estamos vivendo uma interação mais dinâmica e colaborativa, apesar de distantes. E essa nova realidade não deve voltar mais ao nosso ponto anterior.

 

Precisamos estar atentos ao daqui para frente. Focar no objetivo e definir o que precisa ser absorvido neste momento para uma melhor adaptação às novas necessidades do nosso “NOVO MUNDO”. Ter a consciência de que quanto mais conhecimento acumulamos, mais expandimos nosso Modelo de Apendizagem.

 

O que você pode começar a fazer hoje para aumentar o seu ciclo de aprendizado??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?