Menina comemorando uma vitória

 

Construindo uma marca pessoal de Sucesso

 

O termo já virou moda no mundo dos negócios, mas o sentido e a aplicação são mais reais do que você pode imaginar.

 

Personal Branding é a gestão da sua marca pessoal. Suas ações e posicionamento devem ser orientados para que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer. Como o mundo enxerga quem você é.

 

Qual a importância de construir uma marca pessoal?

 

Entenda de uma vez por todas que: “As pessoas não fazem negócios com empresas. As pessoas fazem negócios com outras pessoas. Pessoas que conhecem, gostam e confiam.”

 

Guarde isso: Conhecer, Gostar e Confiar.

 

Nossos relacionamentos são baseados em confiança e conexões mútuas. Há algo na conexão com um ser humano que cria um nível de carinho e lealdade do cliente além de qualquer relacionamento que uma empresa possa alcançar.

Se você observar, até grandes empresas têm pessoas com personalidades que servem para avançar na missão de sua marca. A Apple tinha Steve Jobs, o Facebook tem Mark Mark Zuckerberg, a Microsoft tem Bill Gates.

 

Pessoas ou Empresas?

 

O que eles têm em comum? Essas pessoas não só obtiveram sucesso, mas também se tornaram marcas, representação do que a empresa deles comunica. Sim, esse conceito não está mais associado somente a bens ou empresas. Hoje, uma marca pessoal é uma oportunidade para se destacar entre os representantes de um nicho, se tornar reconhecível e obter um público fiel.

 

Se você é proprietário de uma micro ou pequena empresa, essa pessoa provavelmente é você. Se você está no departamento de marketing, provavelmente é um dos executivos. Mesmo se você trabalha para uma empresa como colaborador, não há motivo para não criar sua própria marca pessoal.

 

Como criar uma Marca Pessoal de Sucesso?

 

Uma marca pessoal não é um aspecto momentâneo, é um projeto para a vida toda que evolui e muda constantemente. Até mesmo os especialistas que criam ou aprimoram as maiores marcas de negócio sabem que não há regras rígidas para a criação de uma marca pessoal. Entretanto, essas diretrizes gerais ajudam a fornecer os primeiros passos, principalmente se você estiver começando agora.

 

Criar a marca pessoal afinada não só o ajudará a ser reconhecido em seu campo e a trabalhar consistentemente, mas também poderá ser a diferença entre o “quem é você?” e o “obrigado por estar aqui” ao longo de sua carreira.

 

Sua marca é o que o distingue de seus concorrentes, ajudando a formar uma impressão duradoura na mente de seu público e clientes.

 

Quem é você?

 

O primeiro passo para começar a construir uma marca de sucesso é entender que sua marca pessoal não é necessariamente o que você fala de si mesmo, mas o que os outros compreendem da sua mensagem. Então, entenda de uma vez: sua marca pessoal não é sobre você, é o que você realmente é.

 

Como começar a construção?

 

Desenvolver um bom Personal Branding é se propor a entregar uma experiência memorável, seja para seus clientes ou, até mesmo, seu público. Veja quais são os 4 (quatro) passos essenciais para quem quer começar a transformar sua estratégia e focar no potencial como profissional.

 

  1. Autoconhecimento

Isso mesmo, antes de qualquer coisa, o seu branding deve começar por você. Para construir uma marca de valor, você precisa entender quem é, por que é e o que o motiva. É preciso fazer uma autoavaliação e estruturar suas expectativas para o futuro. Não é tão simples, mas algumas perguntas podem ajudar.

 

Descubra quais são suas habilidades e competências que o fazem ser quem você é, quais são suas debilidades e pontos de melhoria. Além disso, foque nos seus valores pessoais, eleja os principais e conecte-os com o seu objetivo profissional.

Por exemplo: se você acredita que “resolver” é um dos seus valores mais importantes, você pode exercê-lo propondo soluções ou aplicando melhorias de forma responsável, e deixando claro que isso é parte de quem você é.

 

Entenda quais são suas paixões e o que você realmente gosta de fazer, o que te faz feliz. Por fim, e o seu propósito? Combinando seu objetivo de carreira, habilidades, valores e paixão, o que você pretende alcançar?

 

  1. Diferencie-se

Agora que você sabe quem é e o que não é, imagine o que o mundo precisa e você pode oferecer.

 

Você não precisa reinventar a forma como o seu trabalho é feito. Mas aposto que, para se reconhecer como um profissional independente, você acredita que há algo único no trabalho que desempenha.

 

Acredite, não existe resposta certa: há clientes que buscam apenas serviços mais baratos, outros que querem qualidade ou volume, e assim a lista continua.

 

Aposte no que faz com que você ou, no que você entrega, seja escolhido.

 

  1. Defina o seu Valor

Beleza, o próximo passo agora é entender qual é o seu valor. E não estamos falando apenas da precificação do serviço.

 

Entender o seu Valor é compreender a sua atividade como um negócio. É entender o seu melhor ponto a ser vendido e trabalhar nisso como um especialista. Você pode definir como proposta de valor uma entrega rápida, uma entrega com preço acessível, uma entrega em alto volume, uma entrega que consiste em consertar tarefas já realizadas ou diversas outras opções.

 

  1. Evidencie o seu Negócio

Os três passos anteriores passam pelo planejamento e a descoberta de como você, pessoa e profissional, pode desenvolver a sua marca.

 

Mas o trabalho não acaba por aí. Você precisa divulgar tudo isso, mostrar o seu valor e o seu diferencial ao mundo. Não é apenas falar o que você faz, você precisa mostrar a transformação que você provoca com o que você faz.

 

Quando você constrói uma marca pessoal, não há concorrência real. Claro, pode haver outras pessoas e empresas vendendo produtos e serviços semelhantes aos seus, mas eles não são você. De fato, não há outra pessoa no mundo que seja exatamente como você. Como indivíduo, você é 100% único.

 

É por isso que a construção de uma marca pessoal é tão poderosa. Ao criar uma marca pessoal, você imediatamente se diferencia dos seus concorrentes porque VOCÊ é diferente.

 

E agora está com você, o que você pode começar a fazer hoje para construir uma Personal Brading de Sucesso?

 

Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

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Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

 

 

 

 

 

 

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