Quais as finalidades de uma empresa

 

Você já parou para perguntar, por que as empresas existem? É uma pergunta que no mínimo você vai levar um tempo para responder, e provavelmente, por mais que s discuta a questão ainda não chegaremos num denominador comum. Me deparei com essa questão e fiquei divagando na finalidade de milhares de empresas vivas no mundo.

 

Uma coisa é fato, as empresas existem para atender a uma necessidade da sociedade. Se não atenderem a sociedade não dão lucro.

 

Fazer a Diferença

 

O sonho de melhorar, otimizar ou facilitar alguma coisa geralmente é o primeiro passo para uma startup ou uma pequena empresa ser gerada. Mas será que isso garante seu crescimento o desenvolvimento? Provavelmente, não!

 

Empresas feitas para crescer

 

Já falei aqui diversas vezes, que empresas que não crescem, morrem… As empresas são feitas para durar para sempre, mas normalmente não é isso que vemos por aí.

Isto acontece porque seus donos e dirigentes não se preocupam e deixar claro o propósito e os valores da empresa. Os colaboradores não estão envolvidos o suficiente nas diretrizes organizacionais, mas precisam saber disto e se identificar com eles para poderem agir unindo forças na busca de algo em comum. Se cada um remar para um lado, o barco não chega ao seu destino. Os objetivos da organização devem estar claros para todos.

 

Se quiser crescer, siga o conceito do Ouriço

 

Mas afinal, o que é o conceito Ouriço? Ele se baseia numa história de um duelo entre uma raposa e um ouriço. Nessa história, a Raposa queria pegar o ouriço. A raposa é um animal inteligente, ágil e que é capaz de atacar de diversas maneiras diferentes. Por outro lado, o Ouriço não é reconhecido pela sua esperteza. Ele só sabe fazer uma coisa, muito bem. Sua única estratégia é se tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível. Independentemente do ataque da raposa, o ouriço sempre vence e consegue escapar.

Foco e disciplina

 

Mais do que uma estratégia, ele é um entendimento da situação. As empresas ouriço sabem fazer uma coisa profundamente e focam nisso. As empresas que não são feitas para vencer tendem a agir mais como a raposa. Elas fazem muitas coisas, mas falta consistência.

Lembre-se do seguinte: A solução mais simples para um problema é sempre a melhor saída. Por isso, você precisa de um plano claro para alcançar os objetivos da sua empresa e é isso que Jim Collins, no livro Empresas feitas para vencer chama de conceito Ouriço.

 

3 pontos Fundamentais

 

O conceito Ouriço de Collins é baseado em três ideias fundamentais que grandes empresas combinam para encontrar o caminho para a excelência. A teoria é que qualquer ação tomada por sua empresa ou funcionários precisa cumprir todas as três ideias ao mesmo tempo ou não serão bem-sucedidas.

  1. Paixão

Empresas que alcançam a excelência possuem um conhecimento profundo sobre suas paixões. Sem paixão, empresas não conseguem chegar muito longe.

  1. Foco

A ideia é identificar o que você consegue fazer melhor que qualquer um no mundo. O que quer que seja, essa precisa ser o foco do seu negócio. Essa é a única maneira de ter sucesso.

  1. Eficiência e eficácia nos processos

As empresas devem identificar como podem lucrar da maneira mais eficaz possível e como capturar mais valor do seu mercado. Uma das funções principais de um negócio é gerar receita e todas as empresas que alcançaram a excelência foram capazes de identificar a melhor maneira para conseguir capturar valor no seu mercado. Essas empresas descobriram como ser economicamente bem-sucedidas através de um modelo de negócios superior.

 

Liderança e disciplina

 

Ter disciplina e utilizá-la como um conceito-chave em sua empresa é outro ingrediente essencial para o sucesso de uma empresa. Disciplina não significa chefes ditadores. Significa que todos os colaboradores, dos mais diversos níveis possuem autodisciplina e sabem o que precisa ser feito e como fazê-lo. Pessoas com autodisciplina são mais competentes e capazes, além de saberem como manter as coisas funcionando.

Implantar a disciplina numa organização é fluir com os processos e atividades, sem precisar que os líderes sejam babás de marmanjos.

Profissionais disciplinados em uma empresa que caminha para a excelência serão disciplinadas tanto em relação aos seus pensamentos, quanto em relação às suas atitudes. Cada pensamento que eles têm e atitudes que tomam para a empresa serão exclusivamente para cumprir os três princípios, mesmo que isso signifique deixar de aproveitar grandes oportunidades. Seguir o plano é o objetivo.

Entender que os objetivos do negócio são o que importa. Empresas excelentes seguem um padrão e estão sempre prontas para investir em seu desenvolvimento e na sua equipe, pois sabem que só assim é possível vencer de verdade!

O que você pode começar a fazer hoje tornar o seu negócio vencedor??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?