Você utiliza o poder da comunicação com eficiência?

 

O caminho para uma comunicação poderosa passa pela habilidade de fazer perguntas. Você sabia que uma criança de 2 anos faz, em média, 300 perguntas por dia? E você, quantas faz?

 

Se você quer respostas, então aprenda a fazer as perguntar certas. Parece simples, mas requer muita prática e uma mudança de mindset.

 

A pergunta certa pode melhorar a sua vida ou iniciar um movimento. 

 

O problema é que às vezes, não fazemos perguntas com medo das respostas. Mas a habilidade de saber perguntar e também ouvir podem ser aprendidas e treinadas e contribuem para o seu desenvolvimento e também para a diferenciação.

 

O que você pode fazer é aprender sobre os diferentes tipos de perguntas e treinar para o dia em que vai estar diante das oportunidades da sua vida.

 

No livro “Ask More“, ainda sem tradução para o português, o jornalista e entrevistador, Frank Sesno, traz 11 tipos diferentes de perguntas que podem ser utilizadas tanto no ambiente profissional como pessoal. Não vou aqui falar sobre todas, mas gostaria de ressaltar algumas que são de fundamental importância para uma comunicação mais eficaz.

 

Tipos de Perguntas

 

  1. Perguntas de Diagnóstico

São perguntas que servem para diagnosticar problemas e te levam a explorar as raízes desse problema, principalmente quando não estão tão óbvias assim. “Por que a empresa está com tantos problemas? Qual a origem desses problemas? O que não está funcionando?”

 

  1. Perguntas de Empatia

Empatia é uma palavra que está na moda, significa se colocar no lugar do outro, mas isso não é tão fácil assim, afinal, você realmente não sabe o que o outro está vivendo pois não viveu nada assim. Empatia na verdade é se colocar no lugar do outro como se você fosse o outro. E para que isso aconteça, perguntas empáticas são essenciais. Alguns bons exemplos são: O que está acontecendo? Como você está se sentindo? Como está o seu dia hoje? Como isso te faz sentir?

 

  1. Perguntas de Estratégia

São perguntas simples, mas que iluminam decisões complexas que envolvem situações de risco ou incerteza. são essenciais quando a gente se sente em uma grande encruzilhada, profissional ou pessoal.São consideradas “perguntas saudáveis”, porque elas vão levar a respostas decisivas sobre os nossos objetivos e nossas escolhas no dia a dia para alcançar estes objetivos. Tenho a paixão de fazer isso e continuar com isso até dar certo? Como eu vou saber que isso foi um “sucesso”? Quais são as evidências disso? Eu tenho as habilidades e ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo?

 

  1. Perguntas que não são perguntas

Precisamos ter consciência de que nem sempre uma pergunta precisa ter uma interrogação. Um exemplo muito simples pode ser: “Me fale mais sobre isso”. Raramente as pessoas revelam tudo diante de uma primeira pergunta. A simples adição de um “me fale mais sobre isso” pode adicionar uma nova faceta para a história. Então, em uma próxima investida, vá um pouco mais além e faça o outro falar um pouco mais

 

  1. Perguntas de Legado

São aquelas que ficam reverberando na sua cabeça. São as perguntas que dão razão a sua vida, o que você vai deixar para o mundo. Se hoje fosse o último dia da sua vida, o que você gostaria de estar fazendo? O que você gostaria que estivesse escrito na sua lápide?

 

A habilidade de fazer perguntas certas requer prática, não adianta dizer que você vai se tornar um especialista do dia para a noite. É preciso treinar esta habilidade, comece a fazer as perguntas que rondam o seu dia e o seu propósito.

 

Você pode começar fazendo uma lista das suas perguntas fundamentais. Comece mudando o seu mindsete voltando a curiosidade da criança de fazer pergunta. Lembre-se que quanto mais perguntas você for capaz de fazer, mais conhecimento será capaz de adquirir, mais alto será capaz de chegar.

 

Que tipos de perguntas você pode começar a se fazer hooje??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?