Como fortalecer sua Inteligência Positiva para se blindar e sair melhor dessa crise…

Como fortalecer a Inteligência Positiva

 

Como muitos sabem, nossa mente pode ser o nosso maior Inimigo; ela abriga personagens que ativamente podem sabotar nossa felicidade e o nosso sucesso. Esses sabotadores, são mais conhecidos como críticos internos.

 

Esses sabotadores, ou críticos, podem ser identificados e enfraquecidos, mas para isso é preciso não só conhecemos a fundo, mas saber quando ele se apresenta. Os sabotadores são conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, Cada um com sua própria voz, crenças e suposições que trabalham contra o que é melhor para você.

 

Nós desenvolvemos nossa sabotadores desde a infância para conseguir sobreviver as ameaças que percebemos na vida, tanto física quanto emocionais. À medida que crescemos, esses sabotadores já não são mais necessários, mas se tornam habitantes em visíveis na nossa mente. Na maioria das vezes, nem sabemos que eles existem.

 

Quem é você?

O crítico é o nosso principal sabotador, a maioria das pessoas é afetada por ele. É aquela voz que sempre encontra apontar defeitos em si mesmo, nos outros e nas suas condições e circunstâncias. Gera a maior parte da sua ansiedade, estresse, Raiva, decepção, vergonha e culpa. Para se justificar, muitos admitem que sem ele poderiam se tornar preguiçosos e sem ambição e assim não iria muito longe. A voz dele, costuma ser confundida com a voz dura da razão ao invés do sabotador destrutivo que realmente é.

Quem é o seu crítico?

Em momentos de crise, como estamos enfrentando agora, o crítico está cada vez mais presente. As pessoas se apoiam nas suas crenças para cruzar os braços e apenas criticar pois se acham incapazes de tomar qualquer atitude em meio a turbulência gerada. Todos temos uma predisposição para enxergar o negativo e supor o pior.

 

A boa notícia, é que essas crenças podem ser trabalhadas e reprogramadas fazendo com que você enfraquece o seu crítico e fortaleça o seu motivador.

 

Treine o seu Cerebro

 

Para conseguir enfraquecer o seu crítico, seu principal trabalho é observar e rotular os pensamentos e sentimentos cada vez que eles acontecem. Tente colocar o seu crítico em terceira pessoa, ao invés de dizer “eu não consigo “, experimente dizer “meu crítico diz que eu não consigo “.

 

A segunda estratégia a ser trabalhada para ter mais inteligência positiva, é fortalecer o seu motivador. O motivador é a segunda voz que está na sua cabeça, lembra que todos temos um anjinho e um diabinho? Pois é, o motivador é o seu anjinho, é aquela voz que ele diz que você é capaz e que pode mais.

 

Trabalhando o seu cérebro para ativar o motivador te dá acesso aos cinco grandes poderes: empatia, exploração, inovação, navegação e ação decisiva. Com esses poderes, você pode encarar todos os desafios que surgem de uma forma que não só vai gerar melhores resultados, mas também vai levar ao maior nível de satisfação pessoal, paz de espírito e felicidade ao longo do caminho.

 

Lembre-se que tudo na vida tem dois lados, o poder do Sávio encontrar oportunidade onde ninguém mais consegue enxergar.

 

Mas como fortalecer o cérebro?

 

Especialistas recomendam que precisamos dar pelo menos 10 mil passos por dia para permanecer fisicamente saudáveis, com cérebro acontece a mesma coisa, precisamos exercitar para tornar-lo saudável.

 

Exercícios de atenção plena, meditação, ou simples fato de observar a sua respiração podem trazer resultados fantásticos para o seu dia-a-dia.

 

Com cérebro fortalecido, e mudando o seu foco de ação é possível tomar decisões muito mais significativas para você e para o seu negócio. A inteligência positiva nos apoia a ampliar as perspectivas de opções do empreendedor, não sendo escravo das suas convicções e medos.

 

Pessoas com forte Inteligência positiva, consegue eliminar o que não importa e manter o foco no que é necessário. Tem clareza dos objetivos e conseguem organizar impactar suas equipes de modo que sigamos juntos numa mesma estrada.

 

Inteligência Positiva em momentos de crise

 

O momento requer cautela, análise sistêmica e dinâmica para montar um plano de contingência e de gestão de crise que identifique as ameaças e oportunidades do seu negócio, quantifique os impactos de cada ameaça e oportunidade e crie plano de ação para serem executados no período.

 

Com foco na inteligência positiva e ampliando A cultura da gestão estratégica no negócio é possível se reinventar e descobrir novas possibilidades de atuação.

 

Se você pudesse melhorar significativamente uma coisa importante na sua vida pessoal ou profissional, o que seria?

 

Quer saber mais como ampliar os resultados do seu negócio? Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?