Gestão para resultados

Independentemente do porte ou do mercado em que a organização atua, a forma com a qual se escolhe administrar uma empresa é parte essencial para determinar se suas metas principais serão ou não atingidas.

 

Seria possível existir algum modelo de gestão capaz de auxiliar no aumento da produtividade, obtenção de resultados e ainda gerar um nível elevado de engajamento de colaboradores em um negócio?

 

É aí que a chamada gestão de resultados organizacionais aparece como uma opção que vem sendo cada vez mais adotada no ambiente corporativo.

 

Quanto tempo vc gasta por dia transformando números em informação???

 

A gestão por resultados visa o melhor desempenho do negócio e não apenas o lucro.

 

Gestão para resultados – Características

 

A palavra-chave sempre será uma: resultados…

 

Nesse caso é preciso haver o entendimento que resultados vão além de se controlar apenas os processos, aqui o foco maior tem que estar nas pessoas que executam os processos… como estão sendo executados esses processos…

 

Para optar por esse modelo de gestão, você precisa entender que a aplicação desse conceito trará algumas características essenciais aos seus negócios:

 

  1. A responsabilidade é de todos
  2. Integração das unidades de negócio
  3. Resultados e não processos

 

Como está a gestão seu negócio? Você controla os processos ou os resultados do seu negócio?

 

Como há uma relação mais próxima entre os funcionários de diversos níveis hierárquicos, a comunicação no ambiente de trabalho é melhorada.

 

Os processos se tornam mais integrados, a partir do maior compartilhamento de informações, da maior frequência de feedbacks e colaboração entre os profissionais dos mais variados cargos.

Todos aprendem juntos

 

Experiências diversas são compartilhadas e todos aprendem com todos. Tudo isso resulta em um ambiente organizacional muito mais harmonioso. O mais importante de tudo e a grande vantagem da gestão por resultados é o entendimento da equipe como uma única célula de trabalho, onde todos são responsáveis pela consolidação dos resultados do negócio e não apenas pelo seu papel individual.

 

A construção do conceito de equipe torna-se fundamental na construção deste processo. O desenvolvimento e integração de todos é condição para o bom funcionamento de todo o processo.

Clareza dos objetivos

Outro ponto de relevância é o entendimento claro dos objetivos organizacionais. Quando resultados são construídos e planejados de maneira conjunta, os objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores parecem ser muito mais claros. E, com objetivos mais evidentes definidos no planejamento estratégico, fica mais fácil alcançá-los.

 

Profissionais que se sentem parte da organização, responsáveis pelos resultados, com objetivos muito claros e constantemente engajados são sinônimo de uma maior produtividade da empresa.

 

Avalie sua organização, defina processos e trabalhe as pessoas, os resultados serão surpreendentes.

 

Como anda a gestão da sua empresa? Quais processos você tem adotado?

 

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos??? Me chama no whats!!

 

Te vejo na próxima semana!

 

Tais F Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?