Pedras no caminho

A vida não é um mar de rosas e isso não é novidade para ninguém. Mas a diferença na forma como vivemos a vida está em como encaramos as adversidades do dia a dia. Como você encara as pedras no caminho? Você passa a vida se lamentando pelos problemas que acontecem na sua vida ou busca soluções e aprende com eles?

 

O Velho Rei

Existe uma história antiga sobre um rei cujo povo estava preguiçoso e arrogante demais. Insatisfeito com esse estado de como as coisas estavam, o rei resolveu dar uma lição pro povo. Seu plano era simples: ele iria colocar uma pedra enorme no meio da estrada principal, bloqueando a entrada da cidade.

 

Feito isso, ele ficou escondido ali perto, só observando as reações dos seus súditos.

Como o povo iria reagir? Será que eles iriam se juntar para remover a pedra? Ou ficariam desanimados e acabariam voltando pra casa?

 

Cada vez mais decepcionado, o rei observou súdito após súdito deparar-se com o obstáculo e voltar atrás. Ou, na melhor das hipóteses, tentavam remover a pedra no caminho, mas sem muito empenho. Todos acabavam desistindo muito rápido. Muitos reclamavam daquela situação e até xingavam o rei em voz alta por causa disso.

 

Passaram-se muitos dias até que um camponês solitário que estava chegando na cidade se aproximou da pedra e não virou as costas. Pelo contrário, ele forçou e forçou, tentando tirar a pedra do lugar. Não deu certo.  Então, o camponês teve uma ideia: procurou num bosque ali perto algo que ele pudesse usar como uma alavanca.

Finalmente, voltou com um galho grande que ele havia entalhado na forma de um pé de cabra e conseguiu tirar aquela pedra enorme do caminho.

 

Debaixo da pedra havia uma bolsa com moedas de ouro e um bilhete do rei, dizendo:

“O obstáculo no caminho é o caminho. Jamais esqueça: dentro de cada obstáculo existe uma oportunidade para melhorar a sua condição”.

 

 

Obstáculos vão sempre existir

 

 

Seja nos negócios ou na vida pessoal, sempre teremos obstáculos em nosso caminho. Muitos até podem ser evitados, mas outros são inevitáveis. Mas o que acontece quando enfrentamos esses obstáculos?

 

O problema é que a grande maioria das pessoas acaba reagindo às adversidades apenas reclamando. Ficam frustrados, paralisados, confusos e acabam não saindo do lugar.

 

O que impede a ação favorece a ação.

 

Como assim? Precisamos entender que todo e qualquer obstáculo é uma lição de superação e resiliência. O que impede a ação favorece a ação, o que fica no caminho torna-se o caminho.

 

Não importa o que vamos enfrentar. Sempre temos uma escolha: ficaremos bloqueados por obstáculos ou passaremos por cima deles? Obstáculos são, na verdade, oportunidades para testar nós mesmos e tentar coisas novas.

 

3 passos para superar obstáculos

 

Superar obstáculos, enfrentar problemas e crises não é nada fácil, mas com treinamento, hábitos e disciplina pode ser mais fácil encara-los de frente e aprender com eles.

 

São três disciplinas interdependentes e interconectadas. É um processo simples, mas não é fácil de ser implementado.

 

  1. Percepção

 

É como vemos e compreendemos tudo o que acontece à nossa volta. Somos nós quem decidimos o que esses acontecimentos vão significar. Nossas percepções podem ser uma grande fonte de força ou de fraqueza.

 

O mais importante não é o que os obstáculos à nossa frente são, mas como nós os vemos, como reagimos a eles. Esta reação determina como teremos sucesso em superá-los, e até mesmo se vamos prosperar por causa deles.

 

Ter disciplina na percepção significa ver com clareza a vantagem e o curso apropriado de ação em todas as situações — sem pânico, sem raiva e sem medo.

 

  1. Ação

 

Ação é disposição para agir, atividade, energia, movimento.

Mas aqui não é qualquer tipo de ação que vai servir. Depois de desenvolver a disciplina da percepção, o próximo passo para você superar obstáculos é agir de forma direcionada.

 

O problema é que, muitas vezes, estamos tão arrasados, cansados e estressados, que nossas ações acabam não resolvendo nada.  Deixamos para amanhã, para depois, nos distraímos com outras atividades, pois pode parecer melhor ignorar, ou até mesmo fingir. Mas depois, ele reaparece.

 

Na vida, não importa o que acontece com você ou de onde você veio. O que importa é o que você faz com o que lhe acontece e com o que lhe foi dado.

 

 

 

  1. Vontade

 

A vontade é a única coisa que nós controlamos totalmente, sempre. Vontade é o nosso poder individual interior, que jamais pode ser afetado pelo mundo exterior.

 

Quer um exemplo, quantas grandes empresas já quebraram na vida e depois retornaram ainda mais fortalecidas, isso se deve ao fato de que seus empreendedores têm um propósito e não desistem disso. Eles provam e sustentam sua vontade com ações direcionadas.

 

E agora eu te pergunto, onde está o seu foco? No problema ou na solução? Como você reage às pedras que aparecem no seu caminho?

 

Como você pode começar a mudar seu padrão de pensamento e passar a focar na solução do problem??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

Visite o perfil @taisgasparcoach

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?